sexta-feira, 15 de março de 2013

PAPA E SUSTENTABILIDADE


Uma das primeiras notícias surpreendentes sobre o novo Papa é a simplicidade do seu estilo de vida: local da moradia, o hábito de cozinhar no dia-a-dia, uso do transporte público em Buenos Aires (foto abaixo).

Os primeiros movimentos, já como Sumo Pontífice, confirmam este espírito simples e seu jeito espontâneo. A foto acima mostra que gosta mesmo de um ônibus e de se aproximar dos outros, sem "frescura". Mostra também sinais interessantes, como abrir mão de supérfluos, como jóias e adereços de metais valiosos (seu cruxifixo é de ferro) e uma maneira direta e simpática de lidar com os outros. Suas primeiras falas confirmam uma maneira de pensar que aparenta ser "fora da caixa", improvisando e usando linguagem descomplicada, o que pode ser um bom prenúncio da inovação tão aguardada e necessária na Igreja Católica.

Olhando os dados biográficos (comportamentais) do Cardeal Jorge Mario Bergoglio e observando os primeiros movimentos do Papa Francisco, algo me deixa otimista: seu exemplo e influência para uma vida mais sustentável.  Aguardemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário