segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Não, uma palavra sagrada


Geraldo Ferreira, meu amigo e parceiro de muitos seminários de Administração de Tempo, é quem contava o caso (verídico) de um certo gerente que tinha um cartaz muito sugestivo, pendurado na parede atrás de sua mesa.

O peça tinha em destaque a palavra NÃO e um subtítulo: Palavra sagrada. Aí o texto explicativo: Aparece 12 vezes nos 10 mandamentos de Deus (Êxodo 20. 1 a 17).

Sempre que alguém entrava na sala, a primeira coisa que o tal gerente fazia era apontar para o cartaz, dando a priori o tom da conversa, caso fosse estar diante de algum pedido indesejado. Era um sujeito folclórico, sem duvida, mas fica dele uma lição interessante.

Um dos fatores de desperdício de tempo mais reconhecidos é nossa dificuldade de dizer NÃO. Ou melhor, a nossa dificuldade de saber dizer o NÃO. Costumo lembrar que a coisa mais importante, nesse caso, é termos a consciência de que sempre que dizemos NÃO a alguma coisa, estamos tacitamente dizendo SIM a outras prioridades que são mais relevantes para nossa vidas. E quanto mais claras e bem definidas forem estas prioridades, mas fácil será dizer NÃO a prioridades que outras pessoas estão querendo nos "impor".

Do cartaz, não precisamos, certamente, mas disciplina e atenção para lembrar os SIM por trás de nossos NÃO pode trazer bons frutos a uma rotina de vida "sem tempo pra nada".


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário