sábado, 24 de março de 2012

Um segredo do Chico Anysio


Certa vez, entrevistei o Chico. Foi durante a preparação do meu livro "Uma Questão de Tempo". Ele, no auge do sucesso, generosamente abriu sua agenda para uma conversa, em seu apartamento, sem qualquer pressa, já dando provas de que era um Mestre também do seu próprio tempo.

Minha maior curiosidade era entender qual o segredo por trás de sua incrível capacidade de fazer - com aquele brilhantismo - tantas atividades diferentes e dar conta daquele verdadeiro exército de personagens.

É claro que, vindo de um gênio como ele, seu segredo era fácil de entender (apesar de muito difícil de praticar).
- "Muito simples", me explicou. "Faço uma coisa de cada vez. Quando estou pintando, pinto; quando estou escrevendo, escrevo; quando estou compondo, componho; quando roteirizo, roteirizo: quando estou fazendo um personagem, me ocupo exclusivamente dele".

Ou seja, Chico estava sempre presente , de maneira plena- na atividade a que se propunha a fazer a cada momento, 100% focado, sem nunca misturar as coisas. Não ficava mentalmente especulando sobre o que tinha que fazer depois, nem se assombrava com o que vinha do passado.

Bem humorado e irreverente, me presenteou com um par de pequenos - mas poderosíssimos - exemplos, misturando a voz de um personagem com a fala típica de outro.

"Sacou o perigo? arrematou, com um olhar parecido com o da foto aí em cima. 

Foi uma lição que nunca mais esqueci. Ao rememorar esta passagem, ontem, fiquei ainda mais triste com a notícia de sua partida.  Só queria, então, dizer, mais uma vez: 

Obrigado por tudo, Chico!!!!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário