quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO VOCÊ É INTERROMPIDO?


No ambiente típico de escritórios de empresa nós somos interrompidos , em média,  a cada 8 minutos, ou aproximadamente 6-7 vezes por hora. São cerca de 50-60 interrupções durante o dia. Aí está tudo incluido: pessoalmente ou por algum aparato de comunicação.

É o que constatou pesquisa feita pela empresa Cube Smart,Inc com base nos estudos do pesquisador finlades Franck Tétard.

A pesquisa mostra ainda que cada interrupção leva, em média, aproximadamente 5 minutos. Ou seja, se você estiver mesmo sendo interrompido 50 vezes por dia, as interrupções estarão ocupando 250 minutos, pouco mais de quatro horas , ou cerca de 50% da jornada de trabalho.

 É claro que nem toda interrupção é negativa e o estudo procurou medir isto também. Os participantes atribuiam uma avaliação para cada uma das suas interrupções: "A" = Crucial, "B" = Importante; "C" = pouco valor, e "D" = sem valor. Apenas 20% das interrupções foram julgadas como "A" ou "B", o que significa que dos 250 minutos de interrupções no dia, 80% teriam pouco ou neunhum valor: 3 horas e 20 minutos, muito possivelmente jogados no lixo.

A pesquisa mostrou outro dado igualmente preocupante: em 39% das situações, levou-se entre 5 e 15 minutos, após o final da interrupção, para se retomar o ponto em que as pessoas estavam antes de serem interrompidas.

É claro que a pesquisa foi feita nos Estados Unidos e nossos dados podem ser diferentes (se bem que meu temor é que, por aqui, o quadro seja ainda pior). Portanto, por via das dúvidas, tenha MUITO cuidado com o que vai responder quando lhe perguntarem: tem um minutinho aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário